PUB

Sociedade

Coronavírus: Ministério dos Negócios Estrangeiros disponibiliza contatos para informações sobre estudantes de Wuhan

Através da sua página de Facebook, a Embaixadora de Cabo Verde na china Tânia Romualdo diz que o  Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde criou uma equipa operacional que pode ser contactada pelos estudantes de Wuhan através do endereço – jose.correia@mnec.gov.cv e do telefone: + (238) 5159836 e pelos pais e encarregados de educação pelo endereço – edna.marta@mnec.gov.cv e telefone: + (238) 5177793.

A fim de manter “a nossa” comunidade residente na China, particularmente os nossos estudantes, devidamente informada e também para que os familiares possam acompanhar a situação com base em informação fidedigna,  Tânia Romualdo chama a atenção para o facto de que estão a circular “muitas notícias falsas e vídeos assustadores que não retratam a realidade”.

As imagens de “cidades fantasmas”, diz, “são verdadeiras pela simples razão que o feriado oficial do ano novo lunar foi prolongado até o dia 02.02.2020 e as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa”. Também esclarece ainda que “no seio da nossa comunidade não registamos nenhum caso”.

As Universidades, diz, já “informaram que não retomarão o início das aulas nas datas antes previstas (fim das férias do ano novo lunar) e o Ministério da Educação da República Popular da China comunicou que nos próximos dias anunciará uma nova data para o efeito”.

A diplomata escreve ainda que a Embaixada de Cabo Verde em Pequim “continua a acompanhar de perto a situação, está em contacto com os estudantes e seus familiares e com as autoridades em Cabo Verde e na China”.

Recorde-se que ontem o Delegado de Saúde da Praia, Domingos Teixeira, que falava sobre a activação da Equipa Técnica Nacional de Intervenção Rápida (ETNIR), face a propagação do coronavírus disse que “há hipótese de os estudantes voltarem para Cabo Verde conforme a evolução da situação”.

“Já estamos a criar plano para como organizar o regresso dos estudantes cabo-verdianos. Temos informações que, eventualmente, a sair, sairão junto com os portugueses”, afirmou.

Isto, tendo em conta que Cabo Verde pediu apoio a Portugal para evacuar os seus alunos a residir em Wuhan, depois de há cerca de três dias um grupo de três estudantes ter enviado uma carta à embaixadora de Cabo Verde na China a solicitar um plano de evacuação.

O processo, sabe-se, é complexo, pois só saíra do território quem o Governo Chinês autorizar e quem não tenha sinais de qualquer sintoma, tendo em quanta que Wuhan está de quarentena.

Até agora dados oficiais do Governo chinês datados de hoje falam em 6.045 casos confirmados, 9.239 suspeitos, 132 mortes e 110 casos de recuperação da doença.

 

PUB

PUB

PUB

To Top