O navio da CV Interilhas, Chiquinho BL, chegou, por volta das nove horas desta manhã, no Porto Grande do Mindelo.
Ainda sem equipamentos, o barco vai seguir agora para a Cabnave, onde será “adaptado” para a navegação nas águas nacionais.
Chiquinho BL vai servir o canal São Vicente/Santo Antão, deixando o Interilhas livre para reforçar uma outa rota, ao que tudo indica, para a ilha de São Nicolau.
Trata-se de um navio com 76 metros de comprimento, com capacidade para 430 passageiros, 50 viaturas ligeiras e mais uma viatura de até 50 toneladas.
Vai seguir agora para a Cabnave onde será armado e colocada a bandeira de Cabo Verde. Prevê-se que esteja pronto para baptizar no dia 18 de Fevereiro, seguido da viagem inaugural.
O Administrador-delegado do Grupo ETE, Paulo Lopes, explicou que o navio fez uma viagem longa, equivalente a um ano de operação no canal SV/SA/SV, pelo que as marcas visíveis de oxidação são “normais”, resultantes do vento e de grandes vagas enfrentados pelo trajecto.
Trata-se, garante Paulo Lopes, de um navio próprio para esta linha. Entretanto, ao contrário daquilo que tinha sido antes anunciado, o navio não foi construído para Cabo Verde.
“A construção de um navio leva cerca de dois anos. O navio já estava construído e o adquirimos há uns meses. Ainda vai ser adaptado na Cabnave e vai passar pela inspeção da IMP”, avança Paulo Lopes.
Foram 54 dias de viagem, equivalente a 12 mil milhas percorridas, “sem incidentes” e de forma “bastante económica” no que toca ao consumo de combustíveis.
O grupo ETE, a que pertence a Transinsular Cabo Verde, investiu cerca de 7 milhões de euros na embarcação.