A obra «Bá dal na Rádio! – Memórias da Rádio Barlavento», do radialista, Carlos Filipe Gonçalves vai ser lançada na sexta-feira,31, na Livraria Pedro Cardoso, Praia.
A apresentação estará a cargo de Wlodzimierz Szymaniak.
Segundo a sinopse da obra, Carlos Filipe Gonçalves, que começou a trabalhar na Rádio Barlavento aos 16 anos, conta no livro as recordações dele, de colegas e amigos que lá trabalharam, descreve o contexto social da época e traça o percurso histórico que culmina no assalto e encerramento daquela rádio e do Grémio Recreativo Mindelo em 1974.
“Um acerto de contas numa luta de classes latentes desde de o início do século XX que terminou com a nacionalização dos órgãos de comunicação social e um monopólio/situação dominante do Estado que vigora até apresente”, pode ler-se na sinopse.
Sobre o autor
Carlos Filipe Fernandes da Silva Gonçalves é jornalista e músico. Nasceu em Mindelo, S. Vicente em 12 de Outubro de 1950. Começa aos 16 anos a trabalhar na Rádio Barlavento, como discotecário, na realidade esteve a seu cargo por cerca de quatro anos a programação musical daquela estação emissora.
Em 1971 deixa S. Vicente para cumprir o serviço militar em Portugal; foi mobilizado em 1973 para a Guiné, colocado em Bissau.
Depois do 25 de Abril de 1974 toma contacto com amigos cabo-verdianos do PAIGC recém-chegados a Bissau, disponibiliza-se para dar o seu «contributo» como se dizia na época (…)