O ritmo de crescimento económico continua a acelerar em Cabo Verde no quarto trimestre 2019, registando o valor mais alto
dos últimos sete (7) trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo. Segundo informações avançadas hoje pelo INE, a conjuntura económica é favorável.
No Comércio em Estabelecimentos, o indicador de confiança manteve a tendência descendente dos últimos trimestres, evoluindo
desfavoravelmente face ao trimestre homologo, a conjuntura económica no sector é desfavorável. No decorrer do quarto trimestre de 2019, a rutura de stocks e a insuficiência da procura foram os principais constrangimentos do sector.
Já no Turismo, o INE explica que no quarto trimestre 2019, o indicador de confiança inverteu a tendência descendente do último trimestre, situando acima da média da série, a conjuntura no sector é favorável. Os empresários apontaram a insuficiência da procura como sendo o principal obstáculo do sector no 4º trimestre de 2019.
Já na Construção, no período em apreço, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres,
registando o valor mais alto dos últimos quarenta e cinco (45) trimestres consecutivos, evoluindo favoravelmente face ao trimestre homologo, a conjuntura no sector é favorável. Os empresários apontaram a insuficiência da procura e as dificuldades na obtenção de crédito bancário como sendo os principais constrangimentos do sector no quarto trimestre 2019.
Relativamente ao segmento de Comércio em Feira, o indicador de confiança inverteu a tendência ascendente dos últimos trimestres, no entanto, situa-se acima da média da série, pelo que, segundo o INE, a conjuntura no sector é favorável.
Na Indústria Transformadora, o indicador manteve no mesmo nível face ao trimestre anterior, tendo evoluído negativamente face ao trimestre homologo, a conjuntura no sector é desfavorável. Segundo os empresários, as frequentes avarias mecânicas nos
equipamentos e equipamento insuficiente foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do quarto
trimestre 2019.
No Transporte e Serviços Auxiliares aos Transportes, o indicador evoluiu positivamente face ao trimestre homologo, situando acima da média da série, a conjuntura no sector é favorável. De acordo com os empresários a concorrência e as dificuldades financeiras foram os
principais constrangimentos do sector no decorrer do 4o trimestre 2019.
Por fim, no Turismo Residencial, em específico, no quarto trimestre de 2019, o indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homologo, a conjuntura no sector é desfavorável.