O Rato é o primeiro animal do Zoodíaco Chinês. Os 12 signos do Horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2019 encerrou um Ciclo representado pelo Porco, e, em 2020, um novo Ciclo se inicia, com o Rato.
Em 2020, o ano será do Signo de Rato com o elemento metal. Desta maneira, segundo as tradições chinesas, espera-se a chegada de novas oportunidades, concretização de objectivos e crescimento profissional.
O Ano Novo Chinês é comemorado com uma grande festividade. Já que é o Ano do Rato, sugere-se comer nozes e queijos durante a comemoração, alimentos preferidos desse roedor.
Apesar de não ser bem-visto no Ocidente, o rato tem muitas qualidades. É um animal inteligente, hábil, desbravador e procriador.
Esse ser sociável, gosta de estar entre amigos e assumir posições de liderança. Para o rato, o importante é ter poder, influência e prestígio.
Pelo facto de o rato ser o primeiro dos 12 animais que compõem o Calendário chinês, esse representa o Ano dos Começos. Por isso, os astrólogos acreditam que para quem está planeando se casar, iniciar um projecto ou investir em algo, esse é um bom momento. O rato, na Cultura chinesa, é considerado o portador da prosperidade.
Os últimos anos do rato ocorreram em: 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996 e 2008.
Diferentemente do Calendário Ocidental, que é organizado pelo Movimento de Translação da Terra e, por isso, possui 365 dias, o Calendário chinês é Luni-Solar, ou seja, é organizado de acordo com as Fases da Lua e a posição do Sol.
Por esse motivo, não há uma data fixa para o início do Ano Chinês. Ou seja: o seu início acontece entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da Primeira Lua Nova.
Segundo a Tradição Chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, porém apenas 12 atenderam ao seu pedido. Como forma de honrá-los, esses animais foram transformados em símbolos da Astrologia Chinesa e cada ser passou a representar um ano.
A posição dos 12 animais teria sido definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.
Pela crença, os animais também recebem a influência dos cinco elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra.
Por isso, o calendário chinês possui cinco ciclos de 12 anos cada.
Com: www.calendarr.com