A Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe homenageou o Reino de Marrocos pelo apoio no processo da conquista da Independência Nacional, em cerimónia dirigida pelo Presidente do Parlamento, Delfim Neves.
De acordo com a Agência STP-Press, a atribuição da Medalha e Diploma de méritos ao embaixador de Marrocos, Abdallah Sbihi, marcou o ponto alto da cerimónia realizada na sede do Parlamento, na presença de vários deputados afectos às diferentes bancadas parlamentares.
O evento foi, também, testemunhado pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Wando Castro.
Delfim Neves sublinhou tratar-se de uma cerimónia que reconhece “Marrocos como um dos países que, na altura, nos anos 60 à entrada de 70, acolheu alguns cidadãos são-tomenses, que se encontravam em expedientes junto da Comunidade Internacional para que São Tomé e Príncipe fosse hoje independente”.
Por seu turno, o diplomata marroquino, Abdallah Sbihi, congratulou-se com a “digna iniciativa”, reafirmando a vontade política do Reino de Marrocos em aprofundar as relações de amizade, bem como o reforço da cooperação entre os dois Países, designadamente, os sectores da Saúde, Agricultura, Pesca e Educação.
Horas depois da homenagem, o embaixador de Marrocos, Abdallah Sbihi, seguiu-se para o Palácio Governamental, onde, manteve um encontro de trabalho com o Primeiro-Ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus.