Já arrancou o período oficial de vistoria às unidades de produção de aguardante de cana-de-açúcar (grogue).
As vistorias são levadas a cabo Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia, Entidade Reguladora da Inspeção de Saúde, Delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente, Delegacias de Saúde dos diversos concelhos e representantes das respetivas Câmaras Municipais.
Decorrendo até Maio, as vistorias têm por objetivo avaliar a evolução, as alterações e melhorias verificadas no período de 2018 a 2019 e servem para aconselhamento de medidas de melhoria e de reversão das situações de não conformidades.
Medidas que, caso não forem cumpridas, poderão levar ao encerramento das instalações, cessando automaticamente a produção do ano de 2020.
A iniciativa visa a melhoria na produção e comercialização da aguardente da cana-de-açúcar (Grogue) cumprindo assim o desidrato do Governo no “Plano de implementação do quadro legal sobre a produção do grogue”, Resolução no 87/2018 de 22 de agosto, com o objetivo de acelerar o processo de adequação das unidades produtoras às exigências da regulamentação vigente.
O Ministério da Indústria, Comércio e Energia, e os parceiros apelam à “compreensão e colaboração” dos produtores de aguardente de cana-de-açúcar (grogue), facilitando o acesso às instalações e prestando todas as informações solicitadas em prol da melhoria da qualidade do grogue e da defesa da saúde pública.