“Quando o Rouxinol vence o Touro” é uma obra de ficção que marca a estreia da artista santiaguense Isa Iolanda Pereira na literatura.
O livro, que será apresentado no Mindelo, no próximo dia 10 de janeiro, conta a história de uma mulher pássaro, migrante e internacionalista que procura estabelecer pontes entre povos e culturas diferentes. Segundo a autora, trata-se de um tributo aos migrantes e refugiados, principalmente mulheres e crianças, que travam uma luta árdua na busca por melhores condições de
vida.
“Uma mulher internacionalista, que não acredita em fronteiras e que quebra as algemas do espírito e da mente. É uma mulher que está em constante movimento com outros países e outras culturas.”
Isa Pereira diz que sempre gostou de escrever e que, depois de passar por experiências “fortes” na vida, existe esta necessidade exteriorizar e dar aquilo que sente como o seu contributo para Cabo Verde a para a cultura do país.
Uma mistura de ficção e realidade, que une a prosa e a narrativa e tenta estabelecer pontes entre povos. O livro é também um casamento entre a música e a escrita que, para a autora, já com um historial no mundo da música, se apresenta como uma
descoberta “encantadora”.
“Quando o Rouxinol vence o Touro” foi apresentado pela primeira vez na Cidade da Praia, na Presidência da República e chega agora ao Mindelo, com apresentação conduzida por Maria Estrela, Bento Oliveira e Luís Cardoso da Silva.