PUB

Mundo

General iraniano morto em ataque americano. Irão promete “vingança terrível”

O presidente dos EUA (Estados Unidos da América), Donald Trump, ordenou um ataque aéreo contra o Aeroporto Internacional de Bagdade que resultou na morte do general iraniano, Qassem Soleimani. Irão promete vingança e considera que “o acto de terrorismo internacional dos Estados Unidos (…) é extremamente perigoso e uma escalada imprudente”. Embaixada recomenda que cidadãos norte-americanos saiam do Iraque “imediatamente”.

A autoria do ataque desta sexta-feira, 3, foi confirmada pelo Pentágono e a ordem foi dada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump. O líder supremo do Irão prometeu vingar a morte do general iraniano Qassem Soleimani.

De acordo com um Comunicado do Comando Militar iraquiano, “três mísseis atingiram o Aeroporto Internacional de Bagdade perto da zona de cargas, destruindo dois automóveis”.

Autoridades de segurança afirmaram à AFP, sob condição de não serem identificados, que, pelo menos, oito pessoas morreram na sequência deste ataque.

“Por ordem do Presidente (Donald Trump), as Forças Armadas dos Estados Unidos tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal norte-americano no estrangeiro, matando Qassem Soleimani”, disse o Departamento de Defesa norte-americano, em Comunicado.

O Pentágono afirmou que Soleimani estava “activamente a desenvolver planos para atacar diplomatas e membros de serviço norte-americanos no Iraque e em toda a Região”.

O Departamento de Defesa também acusou Soleimani de aprovar o assalto inédito à Embaixada dos Estados Unidos em Bagdade no início desta semana.

O ataque ao general iraniano “tinha como objectivo dissuadir futuros planos de ataque iranianos”, justifica o Pentágono.

Donald Trump apenas publicou uma bandeira dos EUA no “Twitter”, numa aparente reacção ao ataque.

 

Com: dn.pt

PUB

PUB

PUB

To Top