PUB

Mundo

Guiné-Bissau: Embaló vence com 53,55% dos votos

O candidato do MADEM-G15 (Movimento de Alternância Democrática – Grupo dos 15), Umaro Sissoko Embaló, foi proclamado vencedor da segunda volta das Eleições Presidenciais na Guiné-Bissau, com 53,55 por cento (%)dos votos.

O concorrente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, somou 46,45% cento dos votos, num pleito com uma abstenção de 27,3 por cento. Na última segunda-feira, 30 de Dezembro, as missões de observação das Eleições destacaram a forma pacífica como decorreu a segunda volta das Presidenciais de domingo, 29 de Dezembro.

Os resultados provisórios publicados pela Comissão Nacional Eleitoral(CNE), indicam que dos cerca de 800 mil eleitores inscritos, 553 mil e 551 votaram, 547 mil 827 foram validados, registando-se abstenção de 27,3%.

A primeira volta teve lugar a 24 de Novembro de 2019, sem que nenhum dos12 candidatos tenha ganho para ser consagrado Presidente, apesar dos 40,13% obtidos por Domingos Simões Pereira.

As missões de observação das Eleições na Guiné-Bissau, com destaque para a CEDEAO (Comissão Económica dos Estados da África Ociental), a União Africana, a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) declararam que o Pleito decorreu de forma pacifica.

Segundo o representante da CEDEAO, na voz do seu representante, o maliano Someylou Bobeye Maiga, o Pleito decorreu num ambiente geralmente pacífico, transparente e professional, comforme as normas internacionais.

Desde o último golpe de Estado ocorrido em 2012, Sissoko Embaló é o segundo Presidente da República a ser eleito sem intervenção militar, depois de José Mário Vaz (o cessante), que foi em 2014.

PUB

PUB

PUB

To Top