PUB

Economia

Santo Antão: Pescadores do Tarrafal esperam soluções para conservação do pescado em 2020

O presidente da Associação dos Pescadores do Tarrafal, Isaías Pires, fala da melhoria das condições de tratamento e conservação do pescado como “a maior preocupação” da classe nessa comunidade piscatória, que clama pelos investimentos prometidos pelo Governo.
Os operadores de pesca do Tarrafal recordam que o Governo prometeu, para 2019, um Projecto Integrado para essa localidade, com enfoque nas pescas, à volta de 200 mil contos, mas que “nunca chegou a ser implementado”.
Para o líder associativo, a pesca nessa comunidade, que dispõe de apenas uma máquina de gelo, com capacidade para a produção de 300 quilogramas/dia, está em “situação de abandono”, com os operadores a enfrentarem “muitas dificuldades” a nível de conservação do pescado.
O Governo, já por várias vezes, anunciou que Tarrafal e Monte Trigo, onde se situa um dos maiores bancos de pesca do Arquipélago, beneficiariam, ao longo de 2019, de um pacote de investimentos na ordem dos 200 mil contos, abarcando, predominantemente, o Sector das Pescas.
Entretanto, em Monte Trigo, os problemas ligados à conservação do pescado enfrentados há cerca de um ano pelos pescadores locais estão em vias de ser ultrapassados, graças ao Projecto de Reforço do Acesso à Energia Sustentável na comunidade.
O Projecto consiste na instalação de uma Central Solar Foto-Voltaica, de 15 kWp de potência na “Casa de Gelo” daquela zona piscatória, que vai, já em Janeiro, poder retomar a sua actividade, depois de ter estado encerrada há perto de um ano, precisamente por dificuldades de Energia Eléctrica.
Essa unidade, que vinha produzindo 500 quilogramas de gelo/dia, está a ser dotada, igualmente, no quadro deste Projecto, de mais uma máquina de produção de gelo, duplicando a sua capacidade de produção.
O Projecto sobre o reforço da Energia Sustentável, em Monte Trigo, está a cargo da Associação de Desenvolvimento dessa aldeia, a Agripesca, sendo co-financiado pelo Fundo GEF/SGP das Nações Unidas e do Fundo do Turismo.
Com:  Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top