PUB

Economia

80 anos do aeroporto do Sal: ASA debate “Cabo Verde, país-plataforma: papel dos transportes aéreos”

Enquadrado no programa das comemorações dos 80 Anos do Aeroporto do Sal, que se assinala a 15 de dezembro, a ASA promove no dia 13 deste mês uma Conferência Internacional sobre o tema “Cabo Verde, País-Plataforma: Papel dos Transportes Aéreos”, a ser presidida pelo ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves.
A conferência, a ter lugar no Terminal 2 – Partidas Internacionais do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (AIAC), propõe um debate à volta do papel de Cabo Verde e, sobretudo, do Aeroporto do Sal no que refere a redistribuição do tráfego aéreo global.
O Hub aéreo será assim o assunto central da Conferência, que deverá reunir várias figuras e stakeholders do sector.
No mesmo dia, às 17H00, o Concourse Hall do AIAC recebe também um showcase, com artistas de renome nacional.
Recorde-se, o primeiro voo comercial para a ilha do Sal aconteceu no dia 15 de dezembro de 1939, quando o avião SM 83 I-AZUR, comandado por Gori Castellani aterrara na base em Espargos, para a primeira travessia atlântica oficial da LATI (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas).
Foi inaugurada, assim, a Linha Aérea do Sul do Atlântico, com um serviço semanal que operava de Roma à Sevilha, Vila Cisneros (Marrocos),  Sal e Recife, de onde seguia para o Rio de Janeiro e Buenos Aires, antes de retomar o trajeto inverso.
Após 80 anos, a ASA acredita que o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (AIAC) é hoje “uma referência na região e no mundo”, com uma movimentação média de mais de um milhão de passageiros por ano.

PUB

PUB

PUB

To Top