PUB

Mundo

Espanha: Marcha pelo Clima em Madrid conta com Greta Thunberg

Uma Marcha pelo Clima tem lugar, esta sexta-feira, 6, em Madrid (a Capital de Espanha), à margem da Cimeira Sobre Alterações Climáticas (COP25), sendo esperadas dezenas de milhares de pessoas e a presença da mediática jovem ambientalista, Greta Thunberg.
Segundo os organizadores da manifestação, deverão participar “mais de cem mil” pessoas de todo o mundo, para “desmascarar a hipocrisia” dos governos que há 25 anos se reúnem, sem sucesso, para contrariar as alterações climáticas.
“O mundo acordou para a urgência climática” e “os discursos não chegam”. Estes são motes desta manifestação que pretende pressionar os países signatários do Acordo de Paris a agir contra o aquecimento global.
A activista ambiental, Greta Thunberg, chegou na manhã desta sexta-feira a Madrid, depois de viajar de comboio entre Lisboa (Portugal) e a capital espanhola. À chegada, demorou a sair do comboio, assustada com um batalhão de jornalistas que a esperava. Teve de ser rodeada pela Polícia, para sair da gare de comboios.
Num Manifesto, as associações organizadoras enviaram uma mensagem clara à COP25. “Voltamos à rua (…) para exigir medidas reais e ambiciosas aos políticos do mundo inteiro reunidos na COP” e para que eles reconheçam “que a ambição insuficiente dos seus acordos vão colocar o planeta num cenário desastroso de aquecimento global”.
A Marcha pelo Clima e uma Cimeira Social, que começa no sábado, 7, vão dominar a Agenda paralela à 25ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Alterações Climáticas, que começou na segunda-feira, 2, e vai prolongar-se até 13 de Dezembro, em Madrid.
Uma outra Marcha está prevista para a mesma hora, em Santiago do Chile, onde a Cimeira deveria ter decorrido. A Cimeira foi transferida, de urgência, em 1 de Novembro, para Madrid, depois de o Chile ter anunciado que renunciava à sua organização, devido à contestação social sem precedentes no País.
Greta Thunberg, que durante o último ano ganhou protagonismo e se tornou uma das caras mais conhecidas no Movimento Internacional que exige acção contra as alterações climáticas, chegou esta manhã a Madrid, depois de uma viagem no “Lusitânia Comboio Hotel”.
Vai participar na Marcha pelo Clima e será uma das pessoas que irá discursar, a partir das 19H00 (de CaboVerde), na zona em que termina a Manifestação, e em que, também, haverá “espaços” de música, poesia, e outros eventos de animação cultural.
 
Com: rtp.pt

PUB

PUB

PUB

To Top