Mindelo acolhe a 4ª edição do Sodade Festival, evento que acontece pela primeira vez em São Vicente, nos dias 27 e 28 de Dezembro.
Este ano o certame, que é organizado pela fundação Matiota Stichting e homenageia o falecido artista, Biús.
Durante dois dias Mindelo vai se transformar num grande palco de promoção da cultura cabo-verdiana.
O festival decorre em simultâneo em três palcos, nomeadamente a Praça Nova e os hotéis Porto Grande e MindelHotel.
A Praça Nova esta reservada para as actuações de Cordas de Sol, MC Acondize, Dj Ruben, Dj Helmer Santos, MC Kré, Match Point, Djam Neguin, Dream Young, DJ Piduka Neves, Jameika, DJ Vata e Mindela Soares.
No MindelHotel actuam Elida Almeida, DJ Elmer Lopes, Tha real vibe, Danny Delgado, Djangobeats, DJ Ske, Elly Paris, Rudy Soares, Fatboy, Broederliefde, Wills Rodrigues e Bob Living.
O Hotel Porto Grande conta com as actuações de Os Tubarões, Tiago Silva, Calu Monteiro, Dj Paulão, Djim Djob, Roy Job, Dj Russo, Boy Ge Mendes Roberto Roque, Azagua, Melissa Fortes, Roy Job, Marisia do Rosário, Ceuzany e a banda de homenagem a Biús.
O Sodade Festival teve a sua primeira edição em 2016, na Holanda, altura em que prestou homenagem a Cesária Évora. De lá para cá foram homenageados, Luís Morais e Catchás.
Este ano pela primeira vez o evento acontece em Cabo Verd e homeanageia o falecido Biús.
Trata-se de um evento que, além de música, permite ao público apreciar a gastronomia e o artesanato cabo-verdiano.
“O nome deriva do facto do evento pretender pôr os nossos crioulos a matar saudade de tudo o que temos aqui em Cabo Verde. Pretende trazer todas as lembranças em termos de música e gastronomia que temos aqui em Cabo Verde. A ideia é que a cada ano se homenageie um artista crioulo”, diz Sebastião dos Santos, um dos responsáveis da fundação Matiota Stichting, promotora do evento.
Segundo relata este entrevistado o Sodade Festival tem funcionado como um ponto de encontro entre as diversas comunidades cabo-verdianas espalhadas pela diáspora.
“O Festival tem sido um sucesso porque os cabo-verdianos chegam de todas as partes. 70% do público deste festival é cabo-verdiano e o restante são estrangeiros”, acrescenta.
Com a sua realização em Cabo Verde, os promotores pretendem que o evento ganhe uma dimensão ainda maior, ao mesmo tempo que dá oportunidade a jovens talentos de se apresentarem ao público.
“No princípio do festival levamos o Dino de Santiago a Holanda, quando ele ainda não tinha álbum. Hilário Silva, quando ainda vivia em São Vicente também esteve no festival”.
Na parte gastronómica do Festival Sodade, a organização conta com a parceria do PALM e também de uma empresa de Catering que chega da Holanda. A parte do artesanato ainda não está totalmente definida, mas aguarda-se a parceria do Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD).
O evento é organizado pela Matiota Stichting, uma fundação criada há 15 anos, com o objectivo de promover a música crioula em Roterdam.
Mindelo acolhe 4ª edição do Sodade Festival a 27 e 28 de Dezembro
Por
Publicado em