O ministro são-tomense da Saúde, Edgar Neves, presidiu, segunda-feira, 25, no Ilhéu das Rolas, Sul da Ilha de São Tomé, a abertura do ateliê para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Sanitária de São Tomé e Príncipe, na presença da representante da OMS (Organização Mundial da Saúde), Anne Ancia.
Na ocasião, o goverrnante – citado pela Agência STP-Press , sustentou que a elaboração deste Plano decorrerá em quatro meses e exigirá “uma abnegação ímpar e aplicação responsável do nosso esforço”, para que se faça “das fraquezas oportunidades e possamos desenvolver um Plano, cuja aplicação” protegerá aquele País do Golfo da Guiné, “no quadro do Regulamento Sanitário Internacional”.
“O Plano que iremos desenvolver deverá estar assente na avaliação da nossa situação real e que a metodologia a ser utilizada, também, permita a adequação ao nosso contexto social, económico, ambiental, sanitário e epidemiológico”, advogou Neves, segundo STP-Press.
O ateliê é o culminar de diversas acções realizadas no País, ao longo deste ano, que começou com Avaliação Externa-Conjunta, bem como a elaboração do Guia Técnico Nacional da Vigilância Integrada de Doenças e Respostas e Avaliação da Revisão após Acção do surto de Celulite Necrotizante.
Participam no evento, mais de 40 profissionais de diferentes instituições, designadamente: quadros do Ministério de Saúde, técnicos de diversos sectores como, a Saúde Animal, pontos de entradas – portos e aeroportos -, Protecção Civil, entre outros parceiros.
São Tomé e Príncipe prepara Plano Nacional de Segurança Sanitária
Por
Publicado em