Chegou hoje no Porto Grande, do Mindelo, em São Vicente, o navio que vem reforçar as operações da Cabo Verde Interilhas, nas ligações do norte ao sul do país.
Alugado na Espanha, o catamarã de nome San Gwann, vem substituir o navio Kriola que está nos estaleiros da Cabnave na sequência de uma avaria, o que o afasta das operações por um período estimado de três meses.
O navio alugado tem capacidade para 427 passageiros e 20 viaturas e deverá iniciar as operações a partir desta quinta feira, 31, ligando as ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boavista e Santiago.
Segundo a empresa, o navio tem capacidade para ligar estas seis ilhas num espaço aproximado de 24 horas e espera-se que venha a solucionar os problemas criados pela paragens tanto do Kriola como do navio Praia D´Aguada.
“Trata-se de uma solução excelente e que terá um impacto relevante no dia a dia das populações e dos operadores económicos e turísticos, visto que vai permitir o aumento do fluxo de distribuição dos seus produtos e mercadorias.”
A CV Interilhas garante que a embarcação está preparada para navegar em alto mar, tendo como prova a viagem feita entre Espanha e Mindelo, em dois dias e meio.
De construção norueguesa, o barco estará em mãos de uma tripulação estrangeira ligada à companhia proprietária. Entretanto a CVI garante que vai juntar à equipa um comandante ou um oficial náutico para acompanhar as deslocações, além de três empregados de câmara para dar assistência aos passageiros.
Recorde-se que é aguardada, até ao final do ano, a vinda de um navio novo, em construção na Coreia do Sul, com capacidade para 430 passageiros e 50 veículos.
|