PUB

Mundo

Rompimento de barragem provoca mortes na Rússia

Uma barragem ilegal construída numa mina de ouro na região de Krasnoyarsk, na Sibéria, rompeu-se na manhã deste sábado, 19, causando a morte de pelo menos 13 pessoas. O colapso da estrutura no rio Seiba inundou as instalações onde viviam, aproximadamente, 80 trabalhadores, a cerca de quarto mil quilómetros a Leste de Moscovo.

Segundo as autoridades russas, que não sabiam da existência da construção, a barragem não respeitava os regulamentos. Uma investigação criminal foi aberta por violação de regras de segurança.

A represa foi construída violando “todos os padrões”, disse Yuri Lapchin, chefe do Governo Regional, na televisão.

Comunicado do Ministério de Situações de Emergência da Rússia informa que 270 profissionais trabalham nas operações de busca e salvamento. Outras 13 pessoas ainda estão desaparecidas e 14 operários foram hospitalizados, três deles em estado grave.

Uma equipa de médicos, incluindo um neuro-cirurgião, foi enviada para o local. A ministra da Saúde da Rússia, Veronika Skvortsova, coordena a ajuda aos feridos.

A barragem pertencia à “holding” russa Sibzoloto, que ainda não se pronunciou sobre o acidente.

Acidentes desse tipo são relativamente comuns na Rússia, ligados à negligência na aplicação de padrões de segurança, má administração e equipamentos que datam do Regime Soviético.

Em Agosto de 2009, um grave acidente na usina hidro-eléctrica de Saïano Shushenskaya, a maior do País, na Região de Khakassia, na Sibéria, deixou 75 mortos. Equipamentos antigos e falhas humanas foram apontados como causas da tragédia.

Com RFI

PUB

PUB

PUB

To Top