A ilha de São Vicente é palco, desde sexta-feira (11), da fase preliminar do Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez. Esta competição, organizada pela Federação Cabo-verdiana da modalidade, prolonga-se até domingo (13) e envolve aproximadamente 30 jogadores das seis regiões desportivas da modalidade.
A fase preliminar acontece na “ressaca” de um quarto lugar obtido recentemente num Campeonato Zonal em São Tomé.
Esta fase antecede a prova rainha do xadrez nacional, calendarizada para Dezembro e que irá apurar o campeão nacional.
A fase preliminar do CNIA reúne aproximadamente 30 participantes, de diferentes escalões, todos campeões das suas respectivas regiões desportivas.
“O campeão regional não vai directamente a final. Têm direito a participar na fase preliminar, mas não estão isentos do pagamento da taxa. Inclusive aos campeões regionais fora de São Vicente, a federação paga-lhes os transportes e as estadias”, diz o presidente da FCX, Francisco Carapinha.
Além dos campeões regionais, a fase preliminar poderá ser alargada a jogadores preferencialmente com ranking. Esta prova irá apurar três jogadores para a fase final onde irão se juntar ao campeão nacional e aos dois com melhor ranking nacional, fazendo assim seis.
Já a fase final do Nacional Individual Absoluto, que acontece em Dezembro muito provavelmente na ilha de São Nicolau, a FCX achou por bem conceder dois “wild cards”, sendo um a um jogador escolhido pela própria federação e o segundo escolhido pela associação de xadrez da ilha.
*Imagem meramente ilustrativa
|