Segundo um comunicado da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Cabo Verde faz-se representar por cinco xadrezistas vencedores do campeonato nacional juvenil, realizado na cidade da Praia em finais de Março deste ano.
A equipa é composta pelos xadrezistas Jason Lopes (São Vicente), Márcio Santos (São Nicolau), Jacira Almeida (Cidade da Praia), Divânia Spínola e Humberto Landim (ambos da Ilha do Sal).
A mesma fonte indica que inicialmente este torneio estava agendado como zona 4.4, escalão sub-16, entretanto passou a ser zona 4.3, escalão sub-16, em que Cabo Verde e São Tomé e Príncipe não fariam parte e estavam retirados desta competição, colocando-os em zonas diferentes.
A participação foi possível graças a esforços encetados pelas “excelentes relações” entre as federações de Cabo Verde e São Tomé, em que foi possível fazer alterar esta posição junto da Confederação Africana de Xadrez, pela federação santomense.
Em virtude das alterações efectuadas posteriormente pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), relativamente às zonas africanas, Cabo Verde marca presença como equipa convidada.
Conforme o calendário de competições, a primeira ronda acontece no dia 22 de Setembro as 15:00 locais, no dia seguinte, as 09:00, a segunda e terceira rondas.
Nos dias 25 e 26, respectivamente, acontecem a quarta, quinta e sexta ronda, consecutivamente, estando previsto a ultima ronda da competição no dia 27, que determinará o campeão deste torneio, bem como a entrega de prémios e cerimónia de encerramento.
Antes de partir para São Tomé e Príncipe, a comitiva cabo-verdiana esteve na ilha do Sal entre os dias 19 e 20, num mini-estágio, em que receberam quatro sessões de preparação e treinamento, a cargo do mestre internacional de xadrez, Mariano Ortega, que se deslocará também com a equipa, na qualidade de treinador e capitão de equipa.
A comitiva será chefiada pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, que também irá ministrar uma formação em São Tomé e Príncipe.
A NAÇÃO c/ Inforpress