Cabo Verde está com dificuldades em aceder ao Fundo do Clima, por ser bastante complexo, mas a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Ana Graça, acredita que será possível lá chegar.
“O processo de acesso ao Fundo do Clima é muito complexo e requer estudos de viabilidade que, à partida, terão que ser financiados pelos Estados ou por parceiros”, precisou Ana Graça, acrescentando que se está a apelar no sentido de haver tais apoios.
Reconheceu, entretanto, que o arquipélago tem “algum acesso” ao Fundo do Ambiente e que as Nações Unidas estão empenhadas em ajudar a se encontrar parceiros para apoiarem Cabo Verde na realização do estudo de viabilidade, de modo que o país consiga aceder ao Fundo do Clima.
Segundo a embaixadora Ana Gomes, uma das questões que serão apresentadas durante a próxima Assembleia Geral da ONU, prevista para Setembro próximo, em Nova Iorque, em que se fará a revisão a meio percurso da Agenda de Samoa, tem a ver com medidas que facilitem aos Estados insulares o acesso a estes tipos de financiamento que requerem muitos requisitos.
Inforpress
Cabo Verde com dificuldades no acesso ao Fundo do Clima, mas representante da ONU acredita que será possível
Por
Publicado em