Foi inaugurado ontem à tarde no Mindelo o novo Centro de Língua Portuguesa – Camões, na Universidade de Cabo Verde, Faculdade de Educação e Desporto. O acto contou com a presença dos Ministros dos Negócios estrangeiros de Cabo Verde e de Portugal e o Vogal do Instituto Camões para a cooperação e línguas.
Trata-se de um espaço de conhecimento, investigação e formação, equipado com biblioteca e computadores, que vão servir tanto aos alunos universitários, como do secundário e a investigadores locais.
O objectivo, segundo o vice-reitor da Uni-CV, António Varela, é apoiar estudantes da licenciatura em língua portuguesa e estudos cabo-verdianos, desenvolver atividades no âmbito da investigação e didática da língua portuguesa e identificar o lugar da língua portuguesa nos programas curriculares.
Prevê-se ainda o apoio a docentes de língua portuguesa de escolas secundárias, desenvolvimento de projectos pedagógicos que fomentem a promoção da língua portuguesa e das cultural lusófonas, bem como a cooperação em projectos de estudo em contextos línguisticos cabo-verdianos.
António Varela considerou que a instalação deste centro na cidade do Mindelo testemunha o quão é valorizada a cooperação que a Universidade de Cabo Verde tem vindo a desenvolver desde a sua criação, em várias vertentes, com diferentes instituiçoes portuguesas.
“Queremos ter recursos humanos altamente qualificados e a língua portuguesa é a língua do conhecimento, é a nossa língua e temos que assumi-la de forma descomplexada”, considerou o Ministro dos Negócios Estrageiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares.
Para Luís Filipe Tavares, é fundamental aprimorar o ensino da língua portuguesa em Cabo Verde e chama a atenção ao uso do crioulo por professores durante as aulas. “É fundamental cultivar o ensino da língua portuguesa na sala de aula. Nós falamos português a mais de 500 anos em Cabo Verde e se existe um país que pode reevindicar a língua portuguesa com propriedade, este país é Cabo Verde.”
O novo centro de língua portuguesa integra agora um total de 76 centros Camões presentes em 46 países de língua oficial portuguesa, 17 dos quais em África e resulta de um protocolo assinado entre o Camões, Instituto da Cooperação e da língua e a Universidade de Cabo Verde.
NA
Centro Camões inaugurado na faculdade de Eduação e Desporto do Mindelo
Por
Publicado em