O antigo administrador da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, Alfredo de Almeida, faleceu na manhã de quarta-feira (10), em Portugal, aos 91 anos de idade.
Natural de Mansores (Arouca), nasceu em 1928. Já com vinte anos, fez um ano de aspirantado no Porto, seguindo-se o noviciado em Mogofores, tendo professado na Congregação em 1950. Iniciou então um longo período – foram mais de sessenta anos – de intenso trabalho em Mogofores, no Porto, em Lisboa, em Manique e em Cabo Verde, onde chegou em 2003 para desempenhar a função de administrador da Escola Salesiana.
Em 2016, as limitações e complicações de saúde obrigaram-no, ainda que contra a sua vontade, a confinar-se à Residência Artémides Zatti, em Portugal.
“O Sr. Alfredo soube aplicar a sua grande capacidade de trabalho, apoiada numa resistência física notável, ao serviço dos jovens, em doação alegre e generosa, em qualquer contexto em que a obediência religiosa o colocou, seja em Portugal, seja em Cabo Verde: assistente, gerente de artes gráficas, professor, coordenador de pastoral, director escolar”, pode-se ler numa publicação no site da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.
O corpo de Alfredo de Almeida foi depositado na capela de Manique, em Portugal, na quarta-feira, seguindo-se uma Eucaristia com o Ofício de defuntos. Na manhã desta quinta-feira haverá uma recitação de Laudes, seguindo-se o levantamento do corpo para Mansores. Pelas 12h30, o corpo é depositado na igreja de Mansores para ser velado. Às 16h00: Eucaristia na igreja de Mansores. Última encomendação e despedida.
Em Cabo Verde, ao início da manhã desta quinta-feira foi celebrada uma missa de sufrágio pelo eterno descanso da sua alma. À comunidade Salesiana, o Jornal A NAÇÃO endereça as suas sentidas condolências.
Faleceu o antigo administrador da Escola Salesiana, Alfredo de Almeida
Por
Publicado em