O promotor da festa de sábado passado,29, em Praia Baixo, Telmo Lima, garantiu ao A NAÇÃO que a festa teve o devido licenciamento da Câmara Municipal de São Domingos e da Polícia Nacional.
Munido dos respectivos documentos de licenciamento o mesmo reforça que a festa que decorreu nesta praia em plena época de nidificação das tartarugas foi autorizado pela autarquia local.
“O evento foi programado antecipadamente tendo o cuidado de ter pedido licença à Camara Municipal de São Domingos e da Policia Nacional, para esse município, como se pode comprovar pelos documentos, que junto no anexo”, esclareceu.
O mesmo esclareceu ainda que os desportos náuticos nomeadamente jet-ski decorreram durante o dia. “Num país onde a nossa maior riqueza é o mar não podemos virar as costas à nossa espécie em extinção”, avançou o promotor.
A licença, enviada pelo promotor do evento, foi concedida dia 27 de Junho, quinta-feira.
Historial
Recorde-se que Praia Baixo, no município de São Domingos, recebeu este sábado uma festa de iniciativa privada que se prolongou pela noite dentro, com várias actividades programadas como Dj´s além das motas de jet-ski, que o promotor garante só se terem movimentado “durante o dia”.
A festa aconteceu em plena época de desova das tartarugas marinhas que está a decorrer em todo o território nacional, sendo a Praia Baixo um dos pontos de Santiago escolhidos para a nidificação desta espécie marinha protegida.
Inclusive a Associação Fauna e Flora, que protege as tartarugas na Praia de São Francisco, manifestou o seu desagrado diante da situação, uma vez que o evento podia por em risco a desova das tartarugas.
Conforme informações avançadas pela associação a este semanário, a Fauna e Flora contactou inclusive a Direcção Nacional do Ambiente e Instituto Marítimo Portuário mas não obteve “nenhuma resposta”.
Uma outra activista que contactou o A NAÇÃO disse ter contactado a Câmara Municipal de São Domingos que a informou não ter conhecimento da festa.
A NAÇÃO tentou várias vezes chegar à fala com a Câmara Municipal de São Domingos, na sexta-feira, 28, para averiguar o sucedido mas sem sucesso.
Mas como ficou comprovado pelos documentos enviados pelo promotor a festa em questão foi devidamente autorizada pela Câmara de São Domingos.
Época de desova das tartarugas: festa de Praia Baixo teve o licenciamento da câmara
Por
Publicado em