A iniciativa é do grupo Região Tour Entretenimento, formado por jovens de São Vicente, com o propósito de promover uma convivência entre os seus membros, em intercâmbio com jovens das ilhas vizinhas Santo Antão e São Nicolau.
A organização promove a participação desportiva, eventos culturais, sociais e a saúde. Neste sentido, desenvolve, em parceria com várias instituições, torneiros inter-ilhas de andebol e de futebol, feiras de saúde e mini-festivais de música e dança.
No âmbito social, a escola do Ensino Básico da Ribeira Prata, vítima do Fred, será contemplada com uma nova pintura. O grupo está também a recolher géneros não perecíveis, como roupas e sapatos para posterior doação em São Nicolau.
“O nosso objetivo é conviver com a população local e ajudar os mais carenciados, tornando o nosso projeto numa realidade credível”, explica o mentor do projeto, Carlos Ribeiro.
No âmbito da saúde, a caravana integra membros da Liga Cabo-verdiana Contra Câncer, Delegacia de Saúde de São Vicente, Associação de Diabetes e clínica Labo Jovem, em parceria com a Emprofac, visando a realização de duas feiras de saúde em São Nicolau.
São Nicolau vai receber o primeiro torneio de futebol inter-ilhas, com equipas das três ilhas a participar, desporto de praia e desporto motorizado, com motociclistas de São Vicente em intercâmbio com os motoqueiros de Stancha, em São Nicolau.
“Temos ainda, na vertente cultural, atividades de salão, com dois mini-festivais, de música, com artistas dos diversos estilos, com participação do grupo de dança Salsa com Sabor e worshop de carnaval e de dança tradicional.”
Haverá desfiles de carnaval com grupos de São Vicente e São Nicolau, mais uma representação das mandingas de São Vicente.
Em termos logísticos, o grupo ficará alojado em escolas disponibilizadas pelo Ministério da Educação e conta com o apadrinhamento dos grupos de carnaval e desportivos locais, em que cada integrante recebe na sua casa um membro da caravana. “Sobretudo para as mulheres, tendo em conta que não existem grandes infraestruturas em São Nicolau e os banheiros das escolhas não são equipados com banheiros. É também uma forma de alargar a convivência entre as pessoas”, explica Carlos Ribeiro.
São Nicolau recebe caravana de 300 pessoas entre 4 a 7 de Julho
Por
Publicado em