O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe, vão estar na China de 23 a 29 de junho para participar na 1ª exposição económica e comercial China-África
A informação foi avançada à Inforpress pelo embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong e reconfirmada pelo responsável da cooperação China Cabo Verde, Joaquim Maia, na sequência de um encontro com os beneficiários dos seminários promovidos pelo Ministério do Comércio e Centro de Formação chinês.
O evento terá lugar de 27 a 29 de Junho, em Changsha, capital da província chinesa de Hunan.
De acordo com a organização do evento, citada agencia Xinhua, um total de 1.388 participantes de 52 países africanos confirmaram sua presença neste primeira Expo Económica e Comercial China-África.
A mesma fonte adiantou que durante a exposição, 233 projectos de cooperação em investimento, comércio, engenharia, aquisição e construção de projectos serão negociados.
O valor total desses projectos chega a 74,7 bilhões de dólares e diz respeito a 39 países como Gana, Quênia e Costa do Marfim, segundo o comitê organizador.
A exposição, com uma área de mais de 40.000 metros quadrados, apresentará as oportunidades económicas e comerciais na China e na África. Lançada como parte do Fórum de Cooperação China- África, espera que a mesma estabeleça um novo mecanismo de cooperação económica e comercial entre a China e os países africanos.
Durante a sua estada na República Popular da China, os governantes cabo-verdianos vão aproveitar para contactos bilaterais e encontros de trabalho nas respectivas áreas de actuação.
Durante este ano, três outros ministros cabo-verdianos já visitaram a China, nomeadamente o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, o ministro da Administração Interna, Paulo Veiga e o titular da pasta do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves.
Para o embaixador da China em Cabo Verde, com a visita desses outros dois “importantes ministros” cabo-verdianos, a cooperação entre a China e Cabo Verde vai atingir um novo patamar.
Inforpress
Olavo Correia e Luís Filipe Tavares deslocam-se à China para 1ª exposição económica e comercial China-África
Por
Publicado em