Através da sua página do “Facebook”, a realizadora e produtora manifestou a sua “felicidade e entusiasmo” em ser um dos 18 talentos (15 cineastas e três críticos de cinema), de 12 países do continente africano, a ser selecionada para o Festival de Cinema de Durban. “Tenho muita alegria em partilhar convosco que faço parte da turma de 2019 dos Talents Durban. Estou muito feliz, grata e entusiasmada”, escreveu.
Samira Vera-Cruz concorreu com uma das suas pré-produção, uma longa-metragem intitulada “E quem cozinha?”. Um filme que, conforme declarou à Inforpress, “será ainda melhor”, graças ao que vai aprender em Durban. “Apesar de todas as dificuldades que fazem com que fazer Cinema em Cabo Verde seja quase impossível, é possível realizar os nossos sonhos”, realça.
“Talents de Durban” é um programa de desenvolvimento de cinco dias, apresentado em cooperação com a “Berlinale Talentos”, uma iniciativa do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Alemanha), composta por “workshops” e seminários para cineastas africanos, ministrados por profissionais da indústria cinematográfica e académicos.
Lema…
Segundo o coordenador da Talents Durban, Menzi Mhlongo, a 12ª Edição irá decorrer sob o tema: “Uma Jornada para a Autenticidade”, inspirada no momento actual do cinema africano, pois, como diz, “a demanda por histórias do continente está aumentando”. “Os contadores de histórias e o público que procura conectar-se com o cinema africano também precisam lidar com a questão do que é o cinema africano autêntico”, salienta.
Assim, foram seleccionados 18 talentos, sendo 15 cineastas e três críticos de cinema, de 12 países do continente. O vencedor do Talentos de 2018, Aliki Saragas-Georgio vai lançar seu projeto “When Shadows Move” junto com outros 20 projetos no Durban FilmMart.
De realçar que “Talents Durban” é um dos sete “Talents International Programs”, apoiado pela Comissão de Cinema de KwaZulu-Natal, Goethe-Institut SA, Embaixada da Alemanha na África do Sul, Fundação Nacional de Cinema e Vídeo e Gauteng Film Commission.
RM
(Publicado no A NAÇÃO impresso, nº 615, de 13 de Junho de 2019)