De acordo com a agência de investigação britânica “Cancer Research UK”, muitas pessoas tendem a achar que determinados sintomas são triviais e, por isso, não procuram um médico a tempo de realizar um diagnóstico precoce – tantas vezes fundamental para a probabilidade de sobrevivência dos doentes.
Uma pesquisa realizada pela “Cancer Research UK” – a que o “Notícias ao Minuto teve acesso – divulgou dez sintomas de Cancro, que muitas vezes são ignorados pelos indivíduos.
A Organização Não-Governamental (ONG) alerta que ignorar esses sinais de alarme pode atrasar possíveis diagnósticos da doença, e, consequentemente, contribuir para o aumento da mortalidade devido a esses tumores.
Eis os dez sintomas-“chave” e a que tipo de Cancro podem estar relacionados:
- Tosse e rouquidão (Cancro do Pulmão);
- Desenvolvimento de caroços pelo corpo (dependendo da região do corpo, pode indicar Cancro);
- Mudança na rotina intestinal (Cancro no Intestino);
- Alteração no hábito de urinar (Cancro na Bexiga);
- Perda de peso inexplicável (pode estar ligada a diversas variações da doença);
- Dor inexplicável (pode indicar vários tipos de Cancro);
- Sangramento inexplicável (pode estar ligado a tumores no intestino, na medula ou na vulva);
- Ferida que não cicatriza (por estar ligada a diversas variações da doença);
- Dificuldade em engolir (Cancro no Esófago); e
- Mudança na aparência de uma verruga (Cancro da Pele);
De acordo com a “Cancer Research UK”, muitas pessoas tendem a considerar os sintomas apresentados como sendo triviais, não recorrendo, por isso, a um médico ou profissional de Saúde.
Outro factor que motiva muitos indivíduos a não procurar ajuda é – segundo a ONG e como foi dito pelos questionados -, “o medo de desperdiçar o tempo dos médicos com esse tipo de suspeitas”.
Os investigadores da entidade entrevistaram mil e 700 pessoas com mais de 50 anos de idade. Mais de metade (52 por cento – %) afirmou ter sentido pelo menos um dos sintomas nos três meses que antecederam a Pesquisa.