PUB

Mundo

Hungria: PM retira apoio a candidato do PPE a Presidente da Comissão Europeia

O Primeiro-Ministro (/PM) da Hungria, Viktor Orbán, afirmou que já não apoia Manfred Weber, o candidato a Presidente da Comissão Europeia pelo Partido Popular Europeu (PPE), formação que suspendeu o seu Partido.

“Estamos a procurar outro candidato”, declarou Orbán, numa conferência de Imprensa – citada pela Lusa.

Orbán é, também, líder do Partido Fidesz, que foi suspenso em Março do PPE, por se considerar que as suas políticas violam os valores democráticos e europeístas daquela família política de centro-direita.

Orbán criticou Weber, membro da CSU, o aliado bávaro da CDU de Angela Merkel, por – disse -, ter assegurado que não quer contar com o apoio da Hungria para ser o novo Presidente da Comissão Europeia.

“Quando alguém ofende um País assim, o PM desse País não pode apoiar mais a sua candidatura”, afirmou Orbán, ao lado do vice-chanceler austríaco, Heinz-Christian Strache, líder do Partido da Liberdade (extrema-direita).

O chefe do Executivo húngaro assinalou que até Weber fazer tais declarações o seu Governo e o seu Partido apoiavam o candidato do PPE.

Orbán adiantou que o Fidesz continua a pertencer ao PPE, mas admitiu a sua saída se o grupo prosseguir com tomadas de posição “de esquerdas” em matéria de imigração.

PUB

PUB

PUB

To Top