A Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Vigo de Espanha, assinaram nesta quarta-feira, 27, um memorando de entendimento que visa contribuir para a implementação do emprego e do projeto de autoemprego para jovens e mulheres no sector da economia azul em Cabo Verde.
De acordo com uma nota de imprensa chegada à nossa redação, o projeto tenta combater o problema de desemprego que afeta o país, mais especificamente a população jovem e mulheres, no geral, centrando nas comunidades costeiras e na vulnerabilidade ligada à grande dependência do sector na pesca artesanal.
Entre as cláusulas do protocolo, a Universidade de Vigo irá colaborar com a Uni-CV na “execução técnica e econômica do projeto empreendedorismo e autoemprego para pessoas e jovens no sector da economia azul em cabo verde”, juntamente com Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, parceiro do projeto.
A parceria prevê formação e promoção do empreendedorismo “sustentável e rentável”.
De realçar que o protocolo foi assinado pelo Reitor da Universidade de Vigo, Manuel Joaquín Reigosa Roger, pela Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, e pelo Coordenador Geral Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) em Cabo Verde, Jaime Puyoles García.