A Rede de Adolescentes e Jovens em População e Desenvolvimento (AfriYAN), em Cabo Verde, participa na sessão satélite da organização, que arrancou em Novo Iorque esta quarta-feira (14).
Subordinada ao tema “Investir em parcerias sustentáveis com jovens”, esta sessão resulta de uma parceria entre a AfriYAN África Ocidental e Central, a Coligação Regional das Organizações da Sociedade Civil para a Promoção do Planeamento Familiar (CROSCPF) e o Fundo das Nações Unidas para a População das Nações Unidas (UNFPA). A mesma decorre à margem da 63ª Sessão da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW).
A AfriYAN Cabo Verde faz-se representar através da sua Presidente, Janice da Graça, também membro da direcção da AfriYAN ao nível da Africa do Oeste e Central. Da delegação oficial do país é de se destacar a participação da Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, reforçado o papel da mulher e do planeamento familiar no contexto do desenvolvimento sustentável.
O encontro arrancou em Nova York esta quarta-feira e tem como objectivo criar um espaço de intercâmbio para o diálogo político entre jovens e parceiros sobre o papel dos jovens no Desenvolvimento Sustentável das suas comunidades e a relevância de parcerias estratégicas entre a juventude e os demais parceiros.
Esse momento constitui-se ainda como uma oportunidade para se apresentar o relatório trienal de andamento da AfriYAN Oeste e Centro de Africa, sobre a mobilização e o engajamento dos jovens como parte do processo de aproveitamento do dividendo demográficos, entre outros vários assuntos.
É de se destacar que o evento reúne estados, agências das Nações Unidas, empresas, elementos da sociedade civil e jovens numa plataforma de discussão conjunta.