A ilha do Fogo vai acolher a 10 edição da reunião da TAOLA – Rede Nacional de Proteção das tartarugas marinhas de Cabo Verde.
O encontro realiza-se entre 12 e 14 de Março no Hotel Casas do Sol, na cidade de São Filipe e vai contar com a presença de todas as ONG´s de Cabo Verde que trabalham na proteção desta espécie protegida.
Segundo a organização, a Rede Nacional de Proteção de Tartarugas Marinhas e o Projecto Vitó completam 10 anos de existência e em comemoração da data Fogo vai acolher pela primeira vez esta reunião.
Recorde-se que a apanha de tartarugas marinhas diminuiu 1,2% em 2018, tendo sido apontada a “responsabilização” dos transgressores à lei contra a apanha e venda de tartarugas, como um dos factores que contribuíram para essa diminuição mas também a aposta na sensibilização da população para “melhor” se relacionar com o ambiente.
Durante a última época das tartarugas marinhas foram noticiados vários casos de captura, que foram denunciados publicamente, na imprensa e nas redes sociais, que aconteceram em Santiago e Porto Novo, entre outros, embora não se conheça o desfecho em termos de coimas práticas.