O filme “Casa de Lava” (1994), de Pedro Costa, rodado em Cabo Verde, regressa hoje aos cinemas, para uma sessão de solidariedade com a população cabo-verdiana afetada pelo vulcão da Ilha do Fogo.
De acordo com a Midas Filmes, a sessão decorrerá às 15:45, no Cinema Ideal, em Lisboa, com os bilhetes a custarem dez e vinte euros, para uma receita que reverterá na totalidade para a Cruz Vermelha de Cabo Verde.
A ação de solidariedade destina-se a auxiliar os desalojados, por causa da erupção vulcânica que assola a ilha do Fogo há 24 dias.
“Casa de Lava” é a segunda longa-metragem de Pedro Costa, foi rodada na Ilha do Fogo e conta no elenco com Inês de Medeiros, Isaach de Bankolé, Pedro Hestnes e Edith Scob.
O filme, que é exibido no Cinema Ideal em versão digital restaurada, foi rodado nas ilha de Santiago e do Fogo e começa precisamente com imagens de uma erupção vulcânica filmada pelo geógrafo Orlando Ribeiro, em 1954.
Em diversas entrevistas, Pedro Costa faz referência à importância da rodagem desse filme em Cabo Verde, em todo o seu trabalho como realizador.
A força do vulcão, até ao momento, desalojou cerca de 1.500 habitantes de Portela e Bangaeira, as duas povoações de Chã das Caldeiras, planalto que serve de base aos vários cones vulcânicos da ilha, mas não provocou quaisquer vítimas.
Fonte: Lusa
"Casa de Lava", de Pedro Costa, regressa hoje aos cinemas em ação de solidariedade
Por
Publicado em