PUB

Política

PM avança que Cabo Verde vai organizar primeiro congresso de medicina da diáspora

O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou hoje que o país vai organizar um “grande encontro” de médicos e profissionais de saúde que exercem na diáspora para estes partilharem os seus conhecimentos no país de origem.

Ulisses Correia e Silva falava à agência Lusa no final de uma cerimónia na cidade da Praia, de homenagem a três cabo-verdianos que se destacaram profissionalmente nos Estados Unidos.

John Barros, diretor para o desenvolvimento económico da cidade de Boston, Jean Jaques Alves, médico, e o senador Vinny de Macedo foram distinguidos com a medalha de segundo grau (prata).

Nesta cerimónia esteve presente o mayor de Boston (Estados Unidos), Martin Walsh, que se encontra a visitar Cabo Verde.

Segundo Ulisses Correia e Silva, é objetivo do Governo fomentar o retorno a Cabo Verde das “capacidades e competências” que existem na diáspora, seja “na área política, empresarial ou académica”.

“Diversas profissões, como na área da medicina, podem ser partilhadas aqui em Cabo Verde, através de formações, para poderem participar no processo de desenvolvimento do país”, adiantou.

E anunciou que ainda este ano se vai realizar “um grande encontro da diáspora no setor da medicina”, nomeadamente nos Estados Unidos e Europa, onde existe “um grande número de médicos, profissionais ligados à saúde” de origem cabo-verdiana.

O objetivo é “fazer um grande congresso médico e de profissionais de saúde, para ser um grande momento de troca de experiências”, disse.

A área da medicina vai ser a primeira, mas é intenção do Executivo estender a ideia a outros setores, como a área do empreendedorismo, academia, ciências, inovação.

Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top