A pequena indústria de sabonetes, lançada no município do Porto Novo, Santo Antão, em 2016, começa a despertar o interesse de multinacionais de marcas de produtos de higiene, em Inglaterra e nos Estados Unidos da América (EUA).
A fábrica, sita em Ribeira das Patas, no Porto Novo, que produz sabonete em barra e líquido, fabricado com base em produtos naturais, já está a exportar para os EUA, Macau e Canárias, e começa a despertar, pela qualidade do produto, o interesse da multinacional norte-americana, Palmolive.
A companhia britânica Unilever, proprietária da marca Dove, igualmente, terá já manifestado o interesse no sabonete”paradise soaps”, uma pequena indústria, que está ser desenvolvida pela empresária Inês Silva, ex-emigrante nos EUA, natural da Brava, que escolheu Santo Antão para desenvolver o seu empreendimento, que emprega, nesta altura, sete pessoas.
Conforme Inês Silva, a produção anda à volta dos 380 sabonetes (líquidos e em barra) por dia, estando a fábrica a criar as condições para que, dentro de pouco tempo, apostar na produção, também, de champô.
Este produto, que está a ter “grande aceitação” no mercado nacional, está a ser colocado em São Vicente, Sal, Boa Vista e em São Nicolau, devendo chegar, em breve, a Santiago, segundo Inês Silva.
Além-fronteiras, o sabonete “paradise soaps”, feito com base em matéria-prima encontrada em Santo Antão, como leite de cabra, babosa (aloé vera), argila, enxofre, apesar das dificuldades de transporte, já chega aos EUA, onde está a ser comercializado em 28 lojas, na Geórgia.
Igualmente, já está a ser comercializado em Macau e Canárias, havendo perspectivas de chegar, também, ao mercado chinês, avançou Inês Silva, para quem a intenção é alargar o mercado tanto nacional como no exterior para atender à “grande procura” do produto, já reputado de “grande qualidade”.
Inforpress
*Título da responsabilidade da redacção