A Polícia Judiciária acaba de avançar em Comunicado, o noticiado em primeira mão pelo A NAÇÃO online, que se tratam efectivamente de 9,5 toneladas de cocaína apreendida no Porto da Praia, ontem à tarde, mais precisamente 9.570 kg.
Segundo a PJ, na embarcação de nome ESER, e bandeira panamense, foram apreendidos 260 fardos de cocaína.
Na sequência da operação, a PJ confirmou também a detenção de 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa, os quais serão presentes às autoridades judiciárias competentes para “validação das detenções e aplicação das medidas de coação.
O cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como porto de destino Tanger, Marrocos.
A PJ confirmou também que o cargueiro fez entretanto, uma escala no Porto da Praia, para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte, a bordo, de um dos tripulantes.
Todavia, a PJ garante que já estava na posse de informações de que se tratava de uma embarcação suspeita de transportar uma quantidade indeterminada de estupefacientes.
Esta operação, foi, segundo a PJ, desenvolvida, na sequência de um “processo de instrução resultante da troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics ) com sede em Lisboa”.
Nesta mega operação de busca, descarga, acondicionamento, transporte e guarda do produto apreendido, a PJ afirma que contou com a cooperação e suporte técnico da Polícia Judiciária Portuguesa, da Policia Nacional Francesa, bem como da habitual colaboração das forças de segurança nacionais, designadamente, as Forças Armadas, Policia Marítima, e, ainda, da ENAPOR e do Porto da Praia.