PUB

Política

Eugénio Inocêncio diz que é preciso melhor Estado para deixar mais espaço à sociedade civil

O economista e presidente da Associação do Turismo de Santiago (ATS), Eugénio Inocêncio, afirmou, em entrevista à Inforpress, que é preciso “menos Estado” ao mesmo tempo “melhor Estado”, para deixar mais espaço à sociedade civil.

Eugénio Inocêncio, que foi palestrante do tema “Estado Moderno e Dinâmicas do Crescimento Económico”, na Escola de Negócios Governação (ENG), afirmou que o Estado é uma criação da sociedade e que é ela que define qual é dimensão adequada do Estado.

Segundo o economista, num país como Cabo Verde, onde o crescimento não se dá da mesma forma em todas as regiões, pode-se ter menos Estado, com melhores organizações e melhor articulação entre os serviços.

“A grande questão da eficácia não se põe apenas em termos de quantidade, mas em ternos de qualidade, nomeadamente a articulação entre os vários ministérios que devem trabalhar menos como se cada um pertencesse a um comboio disparado a alta velocidade”, defendeu.

Para o economista, o Estado é um instrumento “extremamente importante” nas mãos da sociedade organizada, para se desenvolver, criar riqueza, enfrentar as dificuldades, mas defendeu que há de ter articulação.

“Que façam articulação e que utilizem melhor os recursos que estão disponíveis ou seja, não é uma questão de quantidade, é uma questão de qualidade, de organização, de disponibilidade e ainda de atitude dos responsáveis ao nível dos departamentos que lhes estão próximos”, afirmou, lembrando também o papel da sociedade civil que é quem cria o Estado e define as condições em que ele deve funcionar.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top