O Movimento para Desenvolvimento de São Vicente quer alertar os poderes públicos, operadores turísticos, empresas de transporte de passageiros e população em geral, para a importância da praia da Laginha, nos domínios do lazer, saúde e turismo.
Com isso o movimento diz estar à procura de espaços de intervenção da sociedade civil para participar na formulação de políticas do desenvolvimento da ilha. Neste sentido tem na agenda uma conferência de imprensa, para o próximo dia 18, com o objectivo de socializar as suas ideias.
“A segurança e a infra-estruturação dessa praia são factores fundamentais para a sua valorização (Laginha) para evitar os assaltos aos turistas como vem acontecendo que têm repercussões negativas na imagem e na economia de São Vicente”, diz o porta-voz do movimento, Maurino Delgado.
Para este responsável, transformar a cidade do Mindelo num grande resort, deverá ser o objectivo dos Mindelenses, porque “será o resort mais importante para os nacionais da ilha”.
“Transformar Mindelo num resort não é difícil porque o grosso dos investimentos já foram feitos. Já temos as infraestruturas principais e necessárias. A cidade, Madeiralzinho, Ribeirinha, Monte Sossego e os outros bairros, com todos os seus equipamentos sociais, desportivos, de entretenimento e a grande vantagem de ter a Praia da Laginha à mão que é um ponto de atracção turística importante, um privilégio que não muitas cidades do mundo têm”, acrescenta.
O Movimento para Desenvolvimento de São Vicente tem igualmente na agenda a marcação de uma reunião com operadores turísticos e com todos aqueles que lidam com os turistas no dia-a-dia. O passo seguinte é a recolha de subsídios destinados a elaborar um documento para ser entregue aos serviços competentes e que será dado a conhecer aos Órgãos da Comunicação Social.