A central fotovoltaica de Santo Antão, instalada no âmbito do projecto de captação e distribuição de água às zonas altas desta ilha, é inaugurado hoje, com financiado de 253 mil contos, através do programa Millenium Challange Account (MCA).
O acto inaugural é presidido pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que, a partir desta terça-feira, vai estar em visita de trabalho a Santo Antão, marcada ainda pela inauguração do projecto de melhoria e expansão das redes de abastecimento de água dos três municípios da ilha.
Toda a energia produzida pela central fotovoltaica de Santo Antão, com uma potência de 80 quilowatts, será injectada na rede pública, a cargo da Empresa de Electricidade e Água (Electra) e, em compensação, os municípios serão isentos dos custo de bombagem, com impacto na redução do preço de água disponibilizada às populações.
A central fotovoltaica de Santo Antão, que fica nos arredores da cidade do Porto Novo, destina-se a alimentar as estações de bombagem de água a partir de Losnas, em Ribeira da Torre, construídas no quadro do projecto de captação e distribuição de água às zonas altas desta ilha.
Além da central fotovoltaica, o governante vai a inaugurar ainda um posto de transformação de 150 KVA e a interligação à central única de Santo Antão.
O projecto, além das comunidades do Planalto Leste, abarca ainda a Costa Leste da Ribeira Grande.
O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, enaltece a importância deste projecto na melhoria das condições de vida das populações, já que vai permitir às populações beneficiárias consumirem água a um custo baixo.
Inforpress