O diplomata Francisco Ribeiro Telles tomou posse como secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), sábado, 15, sucedendo no cargo à são-mense Maria do Carmo Silveira.
Francisco Ribeiro Telles era embaixador de Portugal em Itália, e assume a pasta para o biénio de 2019 e 2020.
O diplomata tem um percurso de 16 anos como embaixador em países da CPLP.
Ribeiro Telles foi eleito para o cargo de secretário-executivo pela XII conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Julho de 2018, em Santa Maria, na ilha do Sal (Cabo Verde), e sucede à são-tomense Maria do Carmo Silveira.
Esta é a primeira vez, em 22 anos de história da CPLP, que Portugal assume o Secretariado-Executivo, o principal órgão executivo da Organização Lusófona.
Os Presidentes Marcelo Rebelo de Sousa (de Portugal), Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde) e Evaristo Carvalho (São Tomé e Príncipe) prestigiaram a cerimónia, que decorreu na sede da CPLP, em Lisboa (Portugal9.
Testemunharam, também, o acto, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva; o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto; e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares.
A embaixadora timorense Maria Paixão representou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste.
Portugal esteve, ainda, representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro.
As competências do secretário-executivo são: implementar as decisões das cimeiras, do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e do Comité de Concertação Permanente; planear e assegurar a execução dos programas; organizar e participar nas reuniões dos vários órgãos da comunidade, e acompanhar a execução das decisões das reuniões ministeriais e demais iniciativas no âmbito da CPLP.
Ribeiro Telles inicia funções em 1 de Janeiro, para o biénio 2018/2019, dia em que assistirá à cerimónia de posse do próximo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.