O deputado da Coligação PCD-MDFM-UDD, Delfim Neves, foi eleito o novo Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), em Sessão Constitutiva da XI legislatura, na qual, Guilherme Octaviano, do MLSTP-PSD, ficou com as funções do primeiro vice-presidente; e Levy Nazaré, do ADI, segundo vice-presidente, na sequência das Legislativas de 7 de Outubro.
O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, já felicitou o novo Presidente da Assembleia Nacional, assim como, os novos membros da Mesa Parlamentar e a todos os deputados empossados, quinta-feira, 22.
Entretanto, o Chefe de Estado, demitiu na tarde do mesmo dia, o XVI Governo Constitucional da República, de acordo com um Decreto Presidencial tornado público.
“É demitido o XVI Governo Constitucional”, lê-se no Decreto, que faz ainda referências, de que, “até à nomeação e posse do novo Governo, o actual manter-se-á em exercício, limitando-se à prática de actos estritamente necessários à gestão corrente dos negócios públicos e à administração ordinária”.
A nova Assembleia Nacional, liderada por Delfim Neves, resulta de uma nova maioria parlamentar de 28 mandatos, dos quais, 23 deputados são do MLSTP-PSD e cinco da Coligação PCD-MDFM-UDD.
Nas Legislativas de 7 de Outubro, o Partido ADI venceu com uma maioria simples (25 deputados), seguido do MLSTP-PSD com 23, Coligação PCD-MDFM-UDD com cinco e Movimento Cidadãos Independentes, com dois.