PUB

Sociedade

Adevic capacita pessoas com deficiência visual na produção de doces e compotas

A Associação de Deficientes Visuais de Cabo Verde (Adevic) promove hoje uma acção de formação das pessoas com deficiência na produção de doces, compotas e licores, como forma de “proporcionar o auto-emprego” e “combater o assistencialismo”.

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Adevic, Marciano Monteiro, que explicou que a referida formação, que arranca hoje, será implementada no âmbito do projecto “Três sentidos”, que, por seu lado, visa empoderar as pessoas com deficiência visual e promover a inclusão social em Cabo Verde.

“Queremos com esta formação nãos só proporcionar o auto emprego como também arranjar a forma para terem algo para fazerem no futuro porque entendemos que temos que trabalhar para não termos que solicitar apoio sempre que for preciso”, disse, afirmando que a inclusão social só é valorizada quando as pessoas consideradas à margem da sociedade “contribuírem de alguma forma” para o desenvolvimento do país.

Conforme explicou, o projecto “Cinco sentidos” terá uma marca própria que prima pela qualidade dos produtos, tendo avançado que após a formação em doces e compotas os beneficiários irão trabalhar numa cooperativa ou a título individual para a colocação dos produtos no mercado.

Segundo Marciano Monteiro, a referida formação tem uma duração de três meses, contempla cerca de 30 pessoas com deficiência visual e irá decorrer nas instalações da Adevic.

O presidente da Adevic aproveitou a oportunidade para apelar aos formandos para encararem a formação com “responsabilidade e motivação”, porque, ajuntou, a Adevic entende que a capacitação das pessoas com deficiência visual trará “muitos benefícios” aos mesmos.

Apelou ainda para o “contributo e apoio” da sociedade civil na iniciativa, isto porque, conforme realçou, a Adevic por si só não conseguirá dar respostas a todas as demandas da classe, tendo, entretanto, salientado que a referida associação tem contado com apoio de algumas entidades nacionais na implementação de outros projectos.

A abertura oficial da formação terá lugar às 15:00, na sede da Adevic, em Achada São Filipe, e será presidida pela directora-geral de Inclusão Social, Mónica Furtado.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top