MEXIDAS NO SECTOR DA JUSTIÇA
Mandato de Óscar Tavares na PGR não será renovado
Vislumbram-se, para breve, mexidas em vários órgãos do sector da Justiça. E um dos alvos claros é, neste momento, Óscar Tavares, Procurador-Geral da República (PGR). Para o seu lugar fala-se em Félix Cardoso e até mesmo Hélio Sanches.
……………………………………………………………………………….Págs. A02 e A03
CONCURSO PARA TRANSPORTES MARÍTIMOS INTER-ILHAS
Caderno de encargos “draconiano” inviabiliza propostas
O concurso internacional para a gestão e a exploração do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga, inter-ilhas, parece estar encalhado de novo. Depois da fase de pré-qualificação, foram seleccionadas três empresas para a derradeira etapa do concurso, mas o processo não tem decorrido como o Governo pretendia.
…………………………………………………………………………….Pág. A04
CONCURSO PARA TRANSPORTES MARÍTIMOS INTER-ILHAS
Armadores nacionais querem “carta de conforto” do Governo
Os armadores nacionais, “desconfiados” da promessa verbal do Governo de que continuarão a operar em regime de concorrência com a empresa concessionária que irá gerir e explorar o serviço de transporte marítimo de carga e passageiros, exigem que tudo fique preto no branco. De preferência, através de uma carta de conforto.
…………………………………………………………………………Pág. A05
TELECOMUNICAÇÕES
Unitel quer efectiva abertura do mercado
A Unitel T+ está preocupada com o rumo do sector das telecomunicações em Cabo Verde, algo que, a seu ver, vislumbra um quadro de concorrência desleal e com imposições da entidade reguladora. A efectiva abertura do mercado e a gestão das infra-estruturas são assuntos que essa operadora quer ver esclarecidas.
……………………………………………………………………..Pág. A07
QUALIFICAÇÃO PARA A CAN’2019
Cabo verde à procura da primeira vitória
A Selecção Nacional de Futebol Sénior, também conhecida por “Tubarões Azuis”, joga “em casa”, esta sexta-feira, 12, às 16 horas, frente à Tanzânia, em embate a contar para a terceira jornada do Grupo L de qualificação para a CAN (Copa Africana das Nações). A Equipa Nacional está na última posição do Grupo, com um ponto, e procura a sua primeira vitória na caminhada rumo à CAN’2019.
……………………………………………………………………….Pág. A09
SÃO LOURENÇO DOS ÓRGÃOS
“Pina” aposta na produção de tomate em larga escala
O agro-empresário Fernando Garcia da Veiga, mais conhecido por “Pina”, e tido como o homem que introduziu a produção de morangos em Cabo Verde, decidiu, agora, apostar na produção de tomate em grande escala para abastecer o mercado nacional. Trata-se de uma experiência, “fora da época” e em campo aberto, que aquele produtor de São Lourenço dos Órgãos quer partilhar com os outros agricultores de Santiago e outras ilhas.
……………………………………………………………………Pág. A10
NOVO DISCO DE DINO D’SANTIAGO
Um “Mundo Nôbu” para a música de Cabo Verde
“Mundo Nôbu” é o novo álbum de Dino d´Santiago. Com a chancela da Sony Music, será lançado nas plataformas digitais no próximo dia 19. Nele, o artista cruza o contemporâneo e o tradicional, que se harmonizam para dar uma nova cor sonora aos ritmos de Cabo Verde. Uma nova forma de sentir o Funaná Lentu, o Batuku, a Morna e a Coladera.
…………………………………………………………..In Caderno ETC.
-Encontra, também, nesta Edição nº 580 – que já está bancas -, o habitual Caderno ETC.; a par das Opiniões de Cipriano Fernandes, Pedro Ribeiro, João Resende e Nataniel Vicente Barbosa e Silva; assim como a Coluna de Filinto Elísio.