O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, chegou esta quarta-feira à Ilha do Fogo, onde permanece até Sábado, para visitar e tomar pulso da situação porque passa a ilha, na sequência da erupção vulcânica que começou a 23 de Novembro.
O Chefe de Estado foi recebido pelos Presidentes das Câmaras de Santa Catarina, Amadeu Silva e São Filipe, Luís Pires, para um briefing sobre a situação de emergência porque passa a ilha.
Jorge Carlos Fonseca afirmou, na conversa com os jornalistas, que, “a situação é de elevada gravidade, uma vez que os danos são extensos e, para já, difíceis de calcular”.
Disse estar convicto de que todos os cabo-verdianos dentro e fora de Cabo Verde serão solidários com as populações afectadas pela erupção. Reiterou o seu apelo à comunidade internacional a ser solidário para com as vítimas desta tragédia e que “a hora é de ajudar as populações afectadas e encontrar soluções para o médio e longo prazos, para que juntos, possamos contribuir e vencer esta adversidade que caiu sobre as populações da ilha do fogo”.
Terminou dizendo que “o importante, neste momento, é encontrar as soluções imediatas, que as pessoas têm de estar acolhidas, de se alimentarem, de se vestirem. Há o problema das crianças, das escolas e de como reagir face ao evoluir da situação em cada momento. Também temos de ter elementos para ponderarmos o médio, o longo prazos e, para isso, temos de ter a opinião dos políticos, técnicos e cientistas e a sensibilidade das pessoas afectadas”.
O Chefe de Estado começará a sua visita, esta quinta-feira, pela localidade mais afectada, Chã das Caldeiras, depois seguirá para o Centro de Achada Furna e Monte-Grande, terá encontros com as forças vivas de Chã das Caldeiras. O programa de visita continuará nos dias seguintes, com visita às localidades limítrofes, os centros de acolhimento, bem como encontros com as populações.
PR está no Fogo para tomar pulso da situação da erupção vulcânica
Por
Publicado em