A rede de adução de água para o Planalto Leste, a partir da Ribeira da Torre, Santo Antão, destruída pelo recente incêndio florestal, começou já a ser reposta, devendo as intervenções ficarem concluídas dentro duas a três semanas.
Sessenta por cento da tubagem que interliga as cinco estações de bombagem para o Planalto Leste, a partir de Losna, Ribeira da Torre, construídas no quadro do projecto de abastecimento de água às zonas altas de Santo Antão, ficou destruída pelas chamas, que deflagraram a 27 de Junho nesse perímetro florestal.
As autoridades municipais garantem que as diversas comunidades do Planalto Leste começam, dentro de 20 dias, a ter água nas torneiras com a reposição das canalizações, deixando aliviadas as populações a passarem por escassez deste recurso hídrico.
Trata-se de 300 metros de tubagem que vão ser repostos nos próximos dias com vista à normalização do fornecimento de água nesse planalto, onde as famílias estão a ser socorridas com água auto-transportada pelos municípios.
Segundo o edil da Ribeira Grande, Orlado Delgado, o fogo, além da canalização que ligava Fundo de Erva a Morro de Conceição, destruiu ainda cabos de electricidade que alimentavam o sistema de bombagem de água para Planalto Leste, intervenções que estarão concluídas dentro de pouco tempo.
“Vamos trabalhar com a brevidade possível para repor a normalidade a nível de abastecimento de água às comunidades do Planalto Leste”, assegurou este responsável.
O Governo informou, igualmente, que recursos estão a ser mobilizados, no quadro dos investimentos anunciados para Planalto Leste, no total de 60 mil contos, para que, “o mais depressa possível”, seja normalizado o fornecimento de água às comunidades.
Inforpress