A Câmara Municipal de Santa Catarina organizou na tarde de ontem o tradicional encontro de emigrantes em férias no concelho.
A iniciativa decorreu no Terraço dos Paços do Concelho e juntos vários emigrantes.
Para o Presidente local, Beto Alves, “é visível a marca dos emigrantes em Santa Catarina”, já que “durante anos da nossa história, os homens de Santa Catarina elegeram a emigração como sendo uma via para a resolução dos problemas e concretização de sonhos”.
Alves garante que os emigrantes têm ajudado muito o município.
“Aquilo que é Santa Catarina deve-se, em grande medida, ao trabalho e determinação dos nossos emigrantes, cuja história não é recente, mas sim de uma longa caminhada. Aquilo que levam na bagagem é a vontade de regressar à terra, mas melhorando de vida, melhorando a vida das famílias, dos amigos, dos vizinhos, pois a marca dos emigrantes de Santa Catarina é a solidariedade, a ajuda e a generosidade” Salienta Alves.
Sob o lema “Ku Emigrantis, Djunto pa Continua ta Fazi”, o encontro serviu para dar voz aos emigrantes santa-catarinenses, conhecer em pormenor os seus problemas e anseios, dar conta dos projetos de desenvolvimento em curso no município e desafiá-los a continuarem a ser parte ativa dodesenvolvimento de Santa Catarina.
O encontro teve animação musical de Nati, Silvino Tavares e Benvindo & Nola, talentos de Santa Catarina e encerrou com um jantar-convívio.
IC