A Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago procedeu, ontem, na cidade de Assomada, à abertura oficial do Centro de Apoio Integrado(CAI).
O centro visa dar apoio psicológico e jurídico às vítimas de VBG, bem como aos portadores de HIV e aos “mais fragilizados”.
Trata-se de uma unidade multidisciplinar partilhada por vários serviços e valências, albergando entidades como o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género(ICIEG), a Associação Cabo-verdiana para a Protecção e Equidade da Família(Verdefam), bem como a Fundação Padre Louiz Allaz e a Bornefonden.
Segundo a Vereadora da Cultura, Género, Comunicação e Imagem, Jassira Monteiro, o CAI abrange também o planeamento familiar.
Por outro lado, Jassira assegura que este espaço “não pretende perpetuar a situação de fragilidade dos utentes”, mas sim, ser uma “mão amiga” que estimule a descoberta de novas formas de vida e, consequentemente, tirar as famílias da pobreza.
O acto da inauguração do CAI contou com a presença da directora executiva da Verdefam, Elizabete Xavier, da representante do ICIEG, Kátia Marques, entre outras personalidades.
WM