PUB

Mundo

Uganda: Tribunal permite que PR concorra à sexta eleição 

O Presidente do Uganda (PR), Yoweri Museveni, caminha para uma “Presidência para toda a vida”, disse, esta sexta-feira, 27, um advogado que representa a oposição, depois de a Justiça ugandesa retirar o limite de 75 anos para concorrer à Presidência.

No poder há 31 anos, o líder ugandense, de 73 anos, promulgou uma lei, em Janeiro, abolindo o limite de idade de 75 anos para concorrer à Presidência, irritando a oposição.

Uma coligação de partidos da oposição recorreu aos tribunais do país, mas os juízes validaram a Lei que permitirá a Museveni concorrer a um sexto mandato, em 2021.

“O Tribunal consagrou a Presidência para a vida, o poder de um só homem”, disse o advogado de direitos humanos, Ladislaus Rwakafuzi, que representa a coligação de partidos opositores.

O advogado vai consultar os queixosos, para decidir se apelam ou não da decisão do Tribunal.

Por seu turno, o ministro-adjunto da Justiça, Mwesigya Rukutana, disse estar “muito feliz” com a decisão dos juízes.

Museveni, que assumiu o poder em 1986 como chefe do exército rebelde, disse, uma vez, que os líderes que “permaneceram por muito tempo” no poder, incorporaram as raízes dos males da África.

Entretanto, depois de cinco mandatos Presidenciais, o último conquistado em 2016, Museveni garantiu que ainda não era hora de partir, dizendo que ainda tinha muito trabalho a fazer.

PUB

PUB

PUB

To Top