Heleno Barbosa Moreira, 42 anos, estudante de Tecnologia Informática, é um artista plástico, natural da cidade da Praia, que, desde os 17 anos, abraçou o mundo das artes. Conforme diz, na altura teve a oportunidade de frequentar um curso de arte, durante dois anos, no Instituto Universal Brasileiro. Depois disso, nunca mais largou essa paixão. Heleno tem como referência Kaya e Domingos de Vila Nova e José Maria Barreto.
Heleno revela que já realizou várias exposições e também já conquistou alguns prémios. “Já ganhei três prémios. o primeiro foi o Prémio Garantia, depois venci um Concurso Nacional de Artes, e o terceiro foi quando fui representar Cabo Verde nos quintos Jogos da Francofonia, em 2005, no Níger”, aponta.
“O meu sonho é concluir os meus estudos e dedicar a tempo inteiro a arte. Além de pintar telas, faço ilustrações de capas de livros, decorações nas igrejas, minimercados, jardins e várias outras artes”, afirma.
Actualmente, Heleno Barbosa trabalha no Palácio da Cultura “Ildo Lobo”, no Platô (na Praia), e dispõe de um espaço onde expõe os seus produtos e partilha as suas experiências com os mais jovens.