O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, marcou para 7 de Outubro próximo a realização das Eleições Legislativas, Autárquicas e Regional, de acordo com um Decreto Presidencial tornado público.
De acordo com a Agência STP-Press, a decisão do Presidente da República (PR) acontece poucos dias depois de ter auscultado, em audiências, os partidos políticos com e sem assento parlamentar, bem como a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) sobre a marcação da data das Eleições.
O dia 7 de Outubro de 2018 foi a data consensual entre o PR e os partidos políticos para a realização das próximas eleições, enquanto a CEN garantiu a existência de condições para a realização dos escrutínios.
Nas últimas eleições de 12 de Outubro de 2014, o partido ADI – liderado pelo actual Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada – ganhou as Legislativas com uma maioria absoluta de 33 dos 55 deputados do Parlamento, vencendo, também, as Autárquicas com cinco das seis câmaras distritais de São Tomé, enquanto a UMMPP venceu a Eleição Regional, na ilha do Príncipe.