PUB

Economia

Autocarros mais caros na Praia

O preço das tarifas dos Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros (TCUP) na cidade da Praia está mais caro desde ontem, 1 de Julho.

A medida foi anunciada pela Agência de Regulação Económica (ARE), que ditou a subida da tarifa de transporte público para 42 escudos, na Praia, e a manutenção do preço da tarifa de 40 escudos, no Mindelo.

A medida não agradou aos praienses, mesmo que o aumento seja só de um escudo. Os utentes dos transportes públicos reclamam que essa subida vai ”mexer com o bolso” de quem tem de recorrer diariamente aos transportes públicos. De igual modo, consideram injusta que essa subida aconteça só na Praia.

Segundo a nota emitida pela ARE, “a tarifa dos Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros, que é entendida como a distribuição do custo total pelos utentes que efetivamente pagam pelo serviço, é revista anualmente através da determinação do custo por quilómetro, que equivale à divisão dos custos variáveis e fixos da empresa pela produção quilométrica total”.

Na determinação da tarifa de TCUP também são levados em conta outros dados operacionais como, por exemplo, a demanda equivalente, isto é, passageiros transportados que efetivamente pagam bilhetes ou têm passe.

Na capital, segundo a ARE, o que ditou a subida da tarifa foi a diminuição acentuada do número de passageiros pagantes transportados por quilómetro.

No Mindelo o preço da tarifa manteve-se porque o custo e o número de passageiros pagantes estão, segundo a ARE, “estabilizados”.

Esta actualização vai vigorar durante o período de um ano.

VB

PUB

PUB

PUB

To Top